O café é uma bebida de aroma e sabor agradável popularmente conhecida e consumida pela população mundial, a mesma é proveniente dos grãos do fruto do cafeeiro que passam por um processo de torra. Essa bebida pode ser prepara de diversas maneiras, sendo acrescido de vários ingredientes, a mesma tradicionalmente é servida quente, embora também possa ser consumida gelada.
De acordo com médicos nutricionistas e, de acordo com a comunidade médico-científica, os grãos provenientes do fruto do cafeeiro são excelentes fontes de magnésio, proteínas, polissacarídeos, ferro, lipídeos, potássio, açúcares, zinco, polifenóis antioxidantes, aminoácidos e cafeína.
Os mesmos afirmam que o consumo moderado da bebida proveniente do fruto do cafeeiro, auxilia no tratamento de enxaquecas e dores de cabeça, proporciona melhoras no estado de alerta, dimunui a sensação de sonolência e cansaço e auxilia também no combate à depressão. Já o consumo excessivo de café pode propiciar alguns malefícios à saúde, tais como:
- Azia;
- Insônia;
- Nervosismo;
- Taquicardia;
- Ansiedade;
- Confusão mental;
- Tremores musculares;
- elevação da pressão arterial;
- Anulação dos nutrientes consumidos nas refeições;
- Perda de cálcio nos ossos, propiciando a osteoporose.
Nutricionistas recomendam o consumo entre 400 mg e 600 mg de café diariamente. Os nutricionistas não recomendam a suspensão súbita da toma da bebida diariamente, pois devido a mesma conter cafeína, a sua suspensão poderá causar abstinência, contudo o consumidor passará a apresentar sintomas como cefaléia (dor de cabeça), depressão, dificuldade de concentração, naúseas e vômitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário