O milho é um cereal americano que vem sendo usado há mais de 10.000 anos como fonte de alimentação. Atualmente é cultivado nos climas mais quentes de todo o mundo.
A maioria das pessoas consome apenas os grãos, porque seu sabor cai muito bem em sopas, tortas, sobremesas e outros tipos de receitas.
Mas o que alguns não sabem é que o cabelo de milho, aquele que se junta na parte extrema do cereal, concentra importantes propriedades que podem ser aproveitadas com finalidades medicinais.
1. Protege o sistema urinário
As propriedades antissépticas e diuréticas do cabelo de milho o transformam em um aliado contra as infecções que afetam o sistema urinário.
O consumo de sua bebida ajuda a reduzir a inflamação, alivia a irritação e diminui o crescimento bacteriano.
De fato, ele demonstrou ser eficaz para os pacientes com inflamação na uretra e doenças na próstata.
2. Combate as dores articulares
As propriedades anti-infamatórias e alcalinas deste ingrediente orgânico são um bom complemento para o tratamento das dores articulares.
Sua infusão diminui os níveis de ácido no organismo, combate a retenção de líquidos e equilibra as reações inflamatórias do corpo.
3. Regula a pressão arterial alta
O cabelo do sabugo é um grande aliado das pessoas que lutam contra a pressão arterial alta. Seus flavonoides melhoram a circulação e regulam a pressão do sangue através do sistema.
Também contribui para regular os níveis de sódio no organismo, cujos níveis altos estão relacionados com esta condição.
4. É descongestionante
A infusão de cabelo de milho limpa as vias respiratórias, diminui a inflamação da garganta e controla os sintomas comuns da gripe e do catarro.
Tem uma ação expectorante e calmante que contribui para descongestionar o peito e o nariz.
5. Ajuda a desintoxicar o corpo
Os compostos antioxidantes que este alimento contém são uma grande ajuda para estimular a eliminação das toxinas que são retidas no organismo.
Tem benefícios diretos sobre a saúde hepática, já que otimiza suas funções excretoras e diminui o risco de fígado gorduroso.
6. Regula o açúcar no sangue
Os pacientes com diabetes tipo 2 que consomem água de cabelo de milho têm uma diminuição significativa em seus níveis de glicose no sangue.
Pelo que parece, este remédio ajuda a regular os níveis de insulina e combate a resistência das células à mesma.
7. Alivia a dor de cabeça
Por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, a bebida de cabelo de milho ajuda a diminuir as contínuas dores de cabeça.
Seu consumo alivia a tensão, melhora a circulação e reduz a rigidez nos ombros, o pescoço e a mandíbula.
8. Controla a tensão muscular
A água de cabelo de milho é recomendada para atletas, já que ajuda a aliviar a tensão muscular depois de realizar atividades físicas de alto impacto.
É muito pobre em calorias, ajuda a hidratar o corpo e mantém em equilíbrio os níveis de eletrólitos.
9. Apoia a perda de peso
Visto que seu teor calórico é mínimo e conta com propriedades diuréticas e depurativas, o cabelo de milho serve como apoio para as pessoas que estão tentando perder peso.
Consumir sua infusão ajuda a prolongar a sensação de saciedade, melhora o ritmo do metabolismo, controla a inflamação e facilita a eliminação dos rejeitos.
Preparar um chá de cabelo de milho?
A infusão de chá de cabelo de milho é a forma mais recomendada para aproveitar as propriedades deste maravilhoso ingrediente.
Ingredientes:
- 3 colheres de cabelo de milho (30 g)
- 1 litro de água
Preparação:
- Coloque um litro de água para ferver e, quando entrar em ebulição, reduza o fogo e adicione o cabelo de milho.
- Deixe-o durante dois minutos, apague o fogo e permita que repouse.
- Quando estiver em uma temperatura suportável, passe em um coador e consuma.
- Tome entre três e quatro xícaras por dia.
Contra indicações:
As mulheres grávidas ou aquelas pessoas que sofrem de doenças renais não devem consumir o que for preparado com o cabelo de milho.
Em caso de estar consumindo medicamentos para a pressão arterial deve-se consultar um médico antes de tomar esta infusão.
Fonte: http://melhorcomsaude.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário