A primavera chegou, essa estação tão colorida traz os cheiros e encantos aos jardins chamando a atenção dos nossos olhares. Se o seu jardim anda meio caidinho, precisa aproveitar o clima quente e cuidar dele para que possa se tornar um espaço para relaxamento e proporcionar mais alegria para a casa.
Qualquer pedaço de terra, sacada, varanda ou terraço pode ser transformar em um belo jardim, só precisa de carinho e manutenção. Existem muitas plantas e flores, mas definir o objetivo é o primeiro passo, o espaço precisa combinar com a casa, com o estilo de vida dos moradores e com a disponibilidade de tempo para os cuidados.
Outro passo é escolher o local, avaliar o espaço disponível, os limites para o crescimento das plantas, o trânsito das pessoa e o acesso, animais e crianças. Para isso, antes de começar o seu jardim, observe as horas de sol e de sombra que cobrem o local, pois a maioria das plantas necessitam de algumas horas de sol diárias. Depois de observar o sol e escolher o local, est na hora de definir qual planta você irá colocar, se este espaço recebe muito sol, pesquise as plantas que gostam desse calor, como a lavanda, salva, melissa, gerânio, adelfa, azaleias ou cactos, agora se quase não bate sol, escolha plantas que preferem a sombra, como tulipas, amarílis, samambaias, violetas, aquilégias, lobélias, entre outras.
Também é preciso preparar o solo, existem muitos kits que podem ajudar neste tarefa. As plantas precisam compor o ambiente, o jardim, por isso, também é preciso analisar os tons, o cenário, os tamanhos, as texturas, formas e as folhagens. É preciso recorrer à imaginação e fazer todas as combinações antes mesmo de plantar.
A regra geral é que em espaços pequenos, escolha de duas a três variedades, e em espaços maiores é preciso levar em conta a largura de cada planta, atual e que atingirá.
Fonte: www.dicasdedecoracoes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário