Uma das maiores paixões dos brasileiros são os automóveis, adorados pela beleza, conforto e potência. A preocupação com o carro é tanta que queremos deixá-lo sempre limpo, além de ficar mais bonito um carro sempre lavado evita futuros problemas que as sugeiras podem trazer, mas para que essa lavagem seja bem feita e não prejudique a pintura deve-se seguir algumas regras. Aprenda abaixo
como lavar o seu carro.
Precauções
- Não lave o carro sob o sol ou com a lataria quente
- Use sempre produtos destinados a lavagem automotivo
- Caso não tenha esses produtos utilize apenas sabão neutro, nunca sabão em pó
- Use uma quantidade modera de detergentes ou produtos para a lavagem
- Lave pela manhã que a sujeira fica mais visível
Lavagem
- Jogue água por toda a carroceria para tirar a sujeira mais grossa como grãos, areia e lama.
- Misture em um balde água com sabão neutro ou algum produto de lavagem.
- Retire os tapetes para serem lavados separadamente, basta enxágua-los e deixá-los secar na sombra.
- Com um pano ou espuma enxágue o carro seguindo a ordem de cima para baixo:- Teto
- Vidros e colunas das portas
- Capô e porta-malas
- Laterais
- Para-choques e partes inferiores
- Rodas e pneus (Utilize uma escova fina para uma melhor limpeza) - Nunca deixe a água secar completamente e enxágue quantas vezes for necessário para limpar completamente, porém economize o máximo possível de água.
Secagem
Seque o carro com um pano limpo e mácio, isso vai evitar manchas e deixar um brilho maior.
Limpeza Interior do Veículo
- Passe um pano úmido sobre o painel e as partes de plástico das portas
- Utilize um aspirador de pó para retirar toda a sujeira dos bancos, encostos e piso do carro
Aplicando a cera
Encerar o carro a cada lavagem é o ideal, pois a cera protege a pintura contra os danos dos raios solares e da poluição. Na hora de encerar, a carroceria deve estar na sombra, limpa e seca. Aplique a cera em pouca quantidade com algodão ou flanela, fazendo movimentos circulares, sem o uso da força. Espere alguns minutos até que a cera seque e utilize flanela limpa e seca para dar brilho à pintura.
Evite que a cera atinja as partes de plástico e de borracha do carro, pois ela pode provocar manchas difíceis de serem retiradas.
Evite que a cera atinja as partes de plástico e de borracha do carro, pois ela pode provocar manchas difíceis de serem retiradas.
Limpando rodas e pneus
Para cuidar das rodas e dos pneus o ideal é limpá-los com água e sabão neutro tendo a ajuda de uma escova de cerdas macias. Não se deve utilizar óleo ou qualquer outro produto derivado do petróleo para auxiliar a limpeza, pois podem ressecar e provocar danos na borracha, diminuindo a vida útil do pneu. Para deixar as rodas brilhando, o melhor é encerá-las periodicamente, pois, além de garantir brilho, este método dá maior proteção às peças.
Os produtos utilizados na limpeza do veículo devem ser apropriados para lavagem automotiva, mas, caso não os tenha, use apenas sabão neutro. Evite detergentes domésticos, querosene e óleos que podem provocar manchas no carro.
Lavagem do Motor
Após todos esses passos o seu carro vai estar limpo e parecendo novo, procure fazer uma lavagem completa assim pelo menos uma vez por mês para conservar o seu carro (pintura, estofados e demais componentes).
Dicas Diversas.
Carpete
Chiclete: coloque uma pedra de gelo e remova após o endurecimento
Açúcar: aplique água morna e enxugue
Balas e doces: aplique glicerina, seguida pela receita doméstica* e enxugue
Sorvetes e frutas: aplique a receita doméstica* e lave com água morna. Enxugue
Lama: aplique sabão neutro. Depois, use água morna e enxugue
Leite: primeiro, use água morna. A seguir, aplique sabão neutro e enxugue
Óleos, graxa e gorduras: passe um pano com benzina e, depois, outro com água
Sangue, urina e vomito aplique a receita doméstica* e enxugue
* Receita doméstica
Um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro
Estofamento
- Use o mínimo possível de água. Os bancos possuem espumas que absorvem o líquido. Por isso, é difícil secar as peças por completo.
- Use o mínimo possível de água. Os bancos possuem espumas que absorvem o líquido. Por isso, é difícil secar as peças por completo.
- A maioria das manchas pode ser limpa com água e sabão neutro, enxugando a seguir.
- Óleo, graxa e gordura devem ser "enxugados". Primeiro, remova o excesso. Depois, passe um pano umedecido com benzina.
- Se a mancha não sair na primeira tentativa, leve o veículo para um lava-rápido. O tecido pode estragar se você insistir.
Pintura
- Manchas de concreto de garagens que caem sobre a pintura tente tirá-la o mais depressa possível. Se ela já secou, corte um limão ao meio e passe sobre a mancha até que ela desapareça. Depois enxágüe bem para retirar todo o resíduo do limão.
- Manchas de combustível misture óleo de motor sem uso com gasolina em uma porção de estopa ou flanela e esfregue no local afetado. Quanto mais recente for a mancha maior a eficiência dessa dica.
Atenção
- Evite lavar o motor, quando for usar água com alta pressão deve ter cuidado para não direcionar o jato para o motor e não molhar partes onde não pode haver entrada de água como o filtro de ar.
Atenção
- Evite lavar o motor, quando for usar água com alta pressão deve ter cuidado para não direcionar o jato para o motor e não molhar partes onde não pode haver entrada de água como o filtro de ar.
- Depois de tomar chuva não é recomendável passar pano ou flanela para secar o carro. A poeira que se acumula com o dia a dia pode riscar a pintura.
- Não coloque detergente no reservatório do limpador de pára-brisa pois ele pode cair na pintura e manchar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário