O médico prescreve, explica a medicação, quantas vezes deve ser tomada, o tempo de uso e espera que o paciente cumpra corretamente suas determinações. Mas, nem sempre é fácil manter a rotina dos medicamentos.
Uma grande dificuldade no tratamento das doenças crônicas é esquecer de tomar o remédio, seja um idoso com dificuldade na memória, seja um adulto jovem porém envolvido com multiplas tarefas diárias.É certo que o uso irregular e a dificuldade na aderência ao uso da medicação reduz a eficácia do tratamento, podendo agravar o quadro, ocasionar sofrimento ao paciente e altos custos de saúde.
Como lembrar da medicação?
As sugestões são muitas: colocar um aviso na porta da geladeira, anotar na agenda, carregar um aviso na carteira, etc. etc. Vale até amarrar um barbante no dedo. Mas, imagine um frasco "inteligente", que emite um som e até "fala" lembrando que está na hora de tomar seu remédio. Pois é... esta engenhoca já existe nos Estados Unidos, chama-se Glowcap, mas ainda não chegou ao Brasil.
Funciona assim: a pessoa determina a hora de tomar o remédio. Nesse horário, a tampa fica cor de laranja. Se não for cumprida a meta. passa a emitir um som. Se mesmo assim o aviso não for atendido, um chip contido na embalagem enviará uma mensagem de texto para seu celular ou ainda ligará para lembrar. E tem mais, você receberá periodicamente um relatório que poderá ser enviado a uma outra pessoa de sua escolha e para seu médico. Para finalizar, o aparelho pode ser programado para um contato direto com a farmácia e solicitar envio de refill ao final do conteúdo do frasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário