O que é a síndrome dos ovários policísticos?
A síndrome dos ovários policísticos é caracterizada por uma produção maior na quantidade de hormônios masculinos nas mulheres, fator esse que pode afetar e dificultar a fertilidade feminina.
A testosterona produzida pela mulher interfere principalmente na ovulação da mulher, podendo dificultar que a mulher engravide e acarretando no desenvolvimento de cistos nos seios.
Quais são os principais sintomas?
Além da dificuldade na ovulação, a síndrome dos ovários policísticos podem causar mais 3 sintomas, são eles:
- Irregularidade menstrual: a mulher passa a menstruar a cada 2 ou 3 meses, podendo chegar a ter apenas dois ou três episódios de menstruação por ano.
- Aumento de pelos: por causa da doença a mulher irá sofrer com o aumento de pelos na região do rosto, nos seios e
na região mediana do abdômen. - Aumento de peso: a obesidade também é um sintoma da doença. Na verdade a obesidade pode ajudar a doença (anteriormente latente devido ao controle do peso) se desenvolver.
A síndrome dos ovários policísticos tem tratamento?
Sim. Existem alguns tipos de tratamento, por isso antes de mais nada os médicos costumam perguntar se a paciente pretende engravidar ou não, se a resposta for sim o médico pode te aconselhar a fazer indução da ovulação (não sem antes tratar as outras causas da infertilidade), se a resposta for não a paciente pode orientada pelo médico a tomar anticoncepcionais orais, pois essas ajudam a combater o aumento de pelos, espinhas, irregularidade menstrual e cólicas. Essas são só possíveis opções de tratamento, o que você deve fazer mesmo é conversar com o seu médico e decidir juntos o que vai ser melhor para a sua saúde e para os seus planos para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário