Nódulos na tireoide são lesões ovoides (arredondadas) que se formam na glândula tireoide, localizadas na região inferior e anterior do pescoço, esses nódulos podem ser únicos ou múltiplos. Quando os nódulos na tireoide são únicos, os mesmos são denominados como nódulos únicos, isolados ou bócios uni-nodulares. Quando os nódulos na tireoide são múltiplos, os mesmos se constituem no bócio multinodular.
Os nódulos geralmente são provocados por cistos, bócio colóide nodular, tumores malignos, tumores benignos, tumores, tireoidites (doenças inflamatórias) entre outros.
Algumas doenças são as principais causas para o acometimento de nódulos, independente do nódulo ser único ou múltiplo. Em geral os nódulos são assintomáticos e provocam sintomas apenas quando alcançam grandes volumes, ressaltando que os sintomas são locais.
Principais sintomas:
- Rouquidão
- Dificuldade respiratória
Certo grau de dificuldade para engolir alimentos - Dilatação notória das veias do pescoço
- Diminuição notória hipotireoidismo
- Aumento notório hipertireoidismo
Para ter umdiagnostico mais detalhado é indicado procurar atendimento médico, pois o mesmo provavelmente induzira o paciente a fazer uma avaliação clínica adequada, com a realização de exames detalhados e adequados (principalmente da área do pescoço).
Nenhum comentário:
Postar um comentário