Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como acender uma churrasqueira?


Como acender uma churrasqueira?

Como acender uma churrasqueira

Domingo de sol, a carne está comprada e todo mundo está reunido para o churrasco. Eis que surge a dúvida: quem vai acender a churrasqueira? Alguns se reúnem em volta do objeto de metal, ou tijolo, e surgem as ideias: gasolina? Óleo? Álcool? E depois de algumas tentativas, descobre-se a realidade: ninguém sabe uma forma realmente eficaz de acender o artefato. Quando não vira discussão, vira um problema sério, pois é muita gente dando palpite! Nessa hora que deve surgir uma voz de comando, e esse é o seu papel, leitor(a). Vamos aos fatos:

• O Carvão: Existem diversas marcas de carvão disponíveis no mercado, e a melhor escolha varia de acordo com o preço e a sua necessidade. Calcule aproximadamente um saco de 5kg para cada 24 horas de fogo. Ou seja, um saco bem usado dá para um dia inteiro de churrasco. Guarde o resto do dinheiro para a carne. Espalhe o carvão por toda a churrasqueira de forma uniforme. Procure uma altura de aproximadamente 5cm e evite os morrinhos, pois o calor deve sair de toda a superfície e um declive pode acabar focando-o em uma parte só da grelha. Ou seja, a carne vai ficar mais cozida em uma parte do que na outra. Um desastre para um paladar mais exigente.

• A Chama: Essa é a parte mais controversa e talvez a mais importante do processo. Algumas marcas de carvão vêm com uma espécie de acendedor em gel, o que ajuda muito. Nesse caso, basta posicionar o sachê no centro da churrasqueira sob o morro de carvão, e acendê-lo, usando uma tocha de folha de papel (recomenda-se papel de jornal). Nunca use produtos como querosene, “alcool de posto”, gasolina ou óleo diesel. Estes são altamente tóxicos e estragam a carne, além do grande risco de acidentes. Se o carvão não trouxer o sachê acendedor, use álcool de cereais ou óleo de cozinha. Para isso, a melhor tática é pincelar o álcool de cereais em um pão francês ou embeber o pão no óleo de cozinha. Posicione o pão (o amanhecido é melhor, por demorar mais a queimar), sob o carvão e acenda, usando a mesma tocha de papel.

• Melhorando a chama: Pode-se aumentar poder da chama e diminuir a necessidade de abanar, fazendo um canudo de folhas de jornal (use uma garrafa de 600ml como molde), e posicionando-o também abaixo do carvão, tomando cuidado para que o canudo fique rodeado de carvão por dentro e por fora (Se usar o pão embebido, não acenda a folha, apenas a posicione-a em contato com o foco de calor e aguarde).

Com esse procedimento e um pouco de prática os problemas para acender a churrasqueira acabarão de uma vez por todas! Lembre-se: paciência é uma virtude: dê tempo até o fogo se propagar pela superfície de carvão, e enquanto isso, deixe a carne descansando com o tempero de sua preferência. Bom churrasco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts