Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia da Pizza: receitas para comemorar no aconchego do lar

Dizem que no Brasil, tudo acaba em pizza…

Pois no dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza! Que tal se aventurar na cozinha e surpreender a sua família ou seus amigos com umas pizzas feitas em casa, hein?!


O Dia da Pizza: A data foi instituída em 1985 por Caio Luiz de Carvalho, secretário de turismo de São Paulo na época, e a ideia surgiu após um bem-sucedido concurso Estadual de pizzas ocorrido naquele estado. 10 de Julho foi o dia do encerramento do tal concurso e, desde então, é a data oficial da comemoração do Dia da Pizza, no Brasil.

Para quem não quiser deixar a data passar em branco, deixo aqui uma receita simples para preparar umas pizzas em casa mesmo, já que, com esse frio, não há melhor opção! A receita rende cinco discos de pizza!
Anota aí:

Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo
1 copo de água morna
30 gramas de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de óleo de soja
3 colheres chá de sal
1 colher (café) de açúcar

Modo de Preparo:

Desmanche o fermento na água morna. Adicione o óleo, 0 sal e o açúcar. Misture a massa com as mãos, adicionando a farinha, aos poucos. Sove a massa por uns 15 min, até ficar uma massa bem lisa e elástica. Cubra com um pano e deixe-a descansar por uns 40 min (+- até dobrar de tamanho). Unte a(s) forma(s) com azeite. Molde os discos: sugiro que se faça bolas, como com massa de modelar, e depois vá achatando com as mãos até preencher o tamanho da forma de pizza, caso não tenha a “manha” de esticá-la girando nos dedos, a lá pizzaiolo… Acrescente molho de tomate o suficiente para cobrir (com uma fina camada) todo o disco, cubra com queijo mozzarela e use sua criatividade para inventar os sabores! Rege com um pouco de azeite de oliva e salpique orégano e/ou manjericão (salsa e manjerona também fica legal!) por cima do recheio. Leve ao forno por uns 20 min (ou até que o queijo esteja bem derretido e as bordas douradas/crocantes.

A criatividade falhou? Então aproveito para dar algumas sugestões de cobertura para a sua pizza:

Vegetariana: Corte as flores de um brócolis em pedaços pequenos e tire apenas as folhas de um espinafre. Lave bem. Em uma frigideira funda ou wok, doure alho picado na manteiga e junte as verduras, mexendo com cuidado para envolvê-las na manteiga. Salpique sal por cima delas. Coloque meia xícara de água, tampe, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 min, revolvendo-as, com cuidado, de vez em quando. Cuidado para não cozinhar demais o brócolis senão, além de diminuir o sabor, ainda desmancha e fica feio! Pique cubinhos de palmito ou aspargos. Distribua tudo por cima do disco de pizza, “enfeitando” com catupiry. Uma boa idéia é acrescentar azeitonas pretas e tomates secos.

Portuguesa: corte rodelas finas de cebola (quem não gosta da cebola muito forte, pode deixar as rodelas de molho em água quente e azeite por uns cinco minutos, escorrendo bem a água depois), pimentão verde, tomates, ovos cozidos, azeitonas e calabresa (ou use fatias de presunto, se preferir).

Distribua em camadas a calabresa, os ovos, os tomates, o pimentão, as azeitonas e a cebola (nesta ordem, eu recomendo). Eu costumo salpicar sal por cima dos ovos e das cebolas. Não esqueça do azeite e dos temperos por cima!

Picanha e Provolone: Asse previamente a picanha, temperando com alho em fatias e sal grosso. Deixe-a levemente mal-passada. Corte fatias finas, de preferência quando a carne já estiver fria. Corte o provolone em meias-rodelas bem fininhas e alterne, lado a lado, as lascas de picanha com as fatias de provolone.

Strogonoff: Doure na manteiga , em uma frigideira funda, cebola e alho bem picadinhos. Frite junto iscas de carne com sal à gosto (sugiro alcatra) e duas colheres (sopa) de água, até pegar cor. Baixe o fogo. Quando estiver com cor de molho de carne, junte duas colheres (sopa) de molho de tomate e champignons fatiados. Misture bem. Coloque creme de leite e deixe ferver por uns 3 min. Lembre-se de não deixar o molho muito líquido, senão a pizza vira um mingau!

E a sobremesa? A maioria das pessoas que conheço não gostam de pizzas doces! Eu tenho a teoria de que é porque as que elas comeram foram mal-feitas! Faça o seguinte teste:


Ao invés do molho de tomate, cubra um dos discos com leite condensado e a mozzarella. Por cima, distribua uma farta camada de doce-de-leite e polvilhe com chocolate raspado e bastante coco ralado úmido, de preferência fresco (tem à venda no Armazém do Confeiteiro, no Mercado Público, aqui em Porto Alegre). Se quiser, salpique com um pouco de canela em pó. Caso o coco não seja adoçado, polvilhe um pouco de açúcar por cima. Leve ao forno até o coco ficar levemente dourado.
Eu adoro! E nesse frio, um vinho pra acompanhar vai bem, né?! Pra mim, sempre tinto seco, mas consultem um enólogo, caso sejam frescas!

Boa aventura gastronômica e um DELICIOSO Dia da Pizza para todas(os)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts