No ano de 1752 Benjamin Franklin criou um para raio, através de uma experiência, onde empinou uma pipa e constatou que as pontas da pipa atraíram os raios, assim pode estudar mais essa hipótese de eletricidade. Em alguns lugares o índice de raios são maiores, devido a isso pode se encontrar uma quantidade maior de para raios.
O funcionamento do para raio ocorre da seguinte forma: O raio é atraído para a direção do para raio, atingindo o ponto principal do para raio, que é a ponta central, desta maneira pode se evitar que o raio atinja alguns lugares.
Os para raios são colocados num local alto, assim atingindo primeiramente o aparelho, para depois atingir outras localidades, sendo um dos lugares onde encontraremos muitos aparelhos de para raio é em lugares com alta de tensão de energia, sendo nas instalações elétricas.
O para raio é feito de um material de haste de metal contendo pontas ligadas através de um condutor até a terra, desta forma possuindo uma quantidade de elétrons significativa, já que a terra é cheia de elétrons, os raios o movimenta, assim os elétrons que estão no para raio são de argas positivas, como os das nuvens, com isso ocorre a dissipação do raio, através do para raio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário