Um dos recursos mais importantes e versáteis, introduzido no Windows, desde a sua versão 95, é o processo de reprodução e movimentação de textos, imagens e arquivos conhecido popularmente como "Control + C" e "Control + V".
O Windows tem um local de armazenamento provisório, em inglês, chamado Clipboard ou Área de Transferência, em português. Qualquer informação copiada, através do processo que descreveremos na presente matéria, ficará armazenada no Clipboard, à disposição do usuário, para ser copiada, ou reproduzida em qualquer outro local diferente do texto, ou em algum outro diretório do HD (em se tratando de arquivo ou grupo de arquivos).
Existe um programa "Visualizador da Área de Transferência", que vamos colocar acessível ao usuário neste momento:
1- Abra o Windows Explorer, vá ao diretório Windows e procure nesse diretório o arquivo: "Clipbrd.exe";
2- Com o botão DIREITO do mouse, clique em cima desse arquivo, e sem soltar o botão, arraste-o para a Barra de Inicilização Rápida, soltando o botão. No menu que aparecer em seguida, escolha: "Criar atalho aqui".
3- Se o seu Windows não for o 98, procure com o localizador, em qual diretório se encontra o arquivo Clipbrd. exe e no passo 1 use esse diretório.
4- Com um clique no ícone do Clipboard, você abrirá a janela mostrando o conteúdo momentâneo da Área de Transferência.
Vamos agora ao emprego do recurso, na sua forma mais simples (existem 4 e todas serão vistas aqui, hoje):
1- Abra um texto qualquer, destaque (operação de colocar uma tarja colorida no fundo de um trecho de texto) um trecho de algumas palavras e digite a letra "C" mantendo a tecla CONTROL pressionada.
2- Confira a janela do Clipboard, onde o texto deverá aparecer imediatamente. Destaque agora outro trecho, e verifique que o conteúdo da janela mudou.
3- Coloque o ponto de inserção do mouse (não é o cursor do mouse, que voa livre leve e solto pela tela, mas o ponto de inserção, o que se faz levando o cursor do mouse até o ponto desejado no texto, e clicando com o botão ESQUERDO).
4- Uma vez definido o ponto de inserção, digite a tecla "V" mantendo a tecla CONTROL pressionada. Ó surpresa: o texto que tinha sido copiado para o Clipboard apareceu inserido no ponto escolhido. E poderá ser inserido à vontade em qualquer outro ponto que se deseje, inclusive de outro texto, ou de um e-mail em fase de redação, até que o conteúdo do Clipboard seja alterado. Experimente.
5- Agora, para facilitar sua concentração, feche o Visualizador da Área de Tansferência. A qualquer momento, em caso de dúvida ou necessidade, você poderá reabri-lo.
6- Repita os passos 1, 2, 3, e 4 apertando desta vez a tecla "X" e não a tecla "C". O trecho destacado desapareceu, mas tornou a aparecer em todos os lugares selecionados para teclar CONTROL + V . Ou seja, ele foi apagado de onde estava e movido para outro local do texto.
Então nós podemos Copiar e Colar (mantendo o original onde estava), ou Mover (deslocando o original de posição).
7- Resumindo: CONTROL + X / CONTROL + V move; CONTROL +C / CONTROL + V copia.
Vamos ver como utilizar este recurso para movimentar arquivos, dentro do Windows Explorer:
1- Destaque na janela da direita do Windows Explorer, um arquivo, ou um grupo de arquivos (nesse caso a partir do segundo, use a tecla SHIFT para arquivos contigüos ou CONTROL para arquivos separados).
2- Tecle CONTROL + C (CONTROL +X) se desejar mover e não copiar.
3- Vá para a janela da esquerda do Explorer e destaque o diretório onde deseja copiar os arquivos.
4- Tecle CONTROL + V.
5- Os arquivos foram copiados ou movidos para o novo diretório. Confira.
6- Faça algumas experiências de cópia e deslocamento de arquivos, mas não esqueça de levar tudo de volta para o lugar original no final e Pelo Amor de Deus, não desloque nenhum arquivo de extensão EXE nem DLL.
8- Você pode usar esse processo entre diretórios de um mesmo HD, entre HD's diferentes ou até mesmo para e de uma unidade de disco flexível.
Agora que foi aprendido o primeiro método, passemos ao segundo e ao terceiro, que são meio aparentados.
A maioria dos programas possui um Menu Superior e uma Barra de Ferramentas. No Menu Superior, na coluna Editar você vai encontrar as opções Recortar, Copiar e Colar, e que fazem RESPECTIVAMENTE o mesmo serviço que teclar CONTROL + X, CONTROL + C e CONTROL + V. Não esqueça que, antes de clicar em Recortar (para mover) ou Copiar, você precisa destacar o que quer copiar ou mover e, antes de clicar em Colar, precisa escolher o ponto de inserção, tal como fez antes.
Faça algumas experiências no Bloco de Notas, no Word, no Outlook Express (no modo de editar e-mail). Pode também experimentar deslocar e copiar arquivos no Windows Explorer, sempre usando as opções do Menu Editar. Nesses mesmos programas, na Barra de Ferramentas, você encontrará os 3 ícones: Recortar, Copiar e Colar. Use-os em vez do Menu Editar.
Obterá os mesmos efeitos. Experimente. Treine bastante. E agora faça uma horinha do recreio, porque o quarto método é meio complicadinho.
Está de cabeça fria? Então vamos lá aprender o "Drag and Drop", ou traduzindo, o "Arrastar e Soltar". O método deve ser aplicado com muita atenção, pois se você arrastar algo errado, ou soltar fora do lugar, AS CONSEQÜÊNCIAS SERÃO IMPREVISÍVEIS, MAS GERALMENTE FUNESTAS:
1- Este processo funciona adequadamente no Outlook Express 6, Word e Excel a partir do 97, Internet Explorer 6, e a maioria dos programas do Windows 98 para a frente.
2- No Windows Explorer há duas situações: se você arrastar e soltar dentro da MESMA unidade de disco rígido ou flexível o arquivo ou grupo de arquivos será MOVIDO. Mas entre unidades DIFERENTES será COPIADO. Se a operação que você deseja estiver de acordo com o que está dito acima, basta arrastar e soltar com o botão ESQUERDO do MOUSE. Caso contrário, use o botão DIREITO do mouse. Quando você soltar, aparecerá um Menu. onde você pode Criar um atalho, Copiar ou Mover. Faça sua escolha.
Exercite-se bastante, comece arrastando e soltando dentro do mesmo diretório antes de começar a executar operações mais complicadas. Você não pode soltar nada na Barra de Tarefas, leve o arrastado até a etiqueta da janela respectiva, e aguarde que a mesma seja aberta, para completar o arrastamento, e soltar.
3- Quando estiver usando o método do "Arrastar e Soltar" para um texto ou imagem, se você desejar COPIAR, deverá estar com a tecla CONTROL pressionada, durante toda a operação. SE quiser simplemente MOVER, não é necessário.
Isto vale no Outlook Express, no Word, no Excel, e em qualquer programa gráfico.
O Windows tem um local de armazenamento provisório, em inglês, chamado Clipboard ou Área de Transferência, em português. Qualquer informação copiada, através do processo que descreveremos na presente matéria, ficará armazenada no Clipboard, à disposição do usuário, para ser copiada, ou reproduzida em qualquer outro local diferente do texto, ou em algum outro diretório do HD (em se tratando de arquivo ou grupo de arquivos).
Existe um programa "Visualizador da Área de Transferência", que vamos colocar acessível ao usuário neste momento:
1- Abra o Windows Explorer, vá ao diretório Windows e procure nesse diretório o arquivo: "Clipbrd.exe";
2- Com o botão DIREITO do mouse, clique em cima desse arquivo, e sem soltar o botão, arraste-o para a Barra de Inicilização Rápida, soltando o botão. No menu que aparecer em seguida, escolha: "Criar atalho aqui".
3- Se o seu Windows não for o 98, procure com o localizador, em qual diretório se encontra o arquivo Clipbrd. exe e no passo 1 use esse diretório.
4- Com um clique no ícone do Clipboard, você abrirá a janela mostrando o conteúdo momentâneo da Área de Transferência.
Vamos agora ao emprego do recurso, na sua forma mais simples (existem 4 e todas serão vistas aqui, hoje):
1- Abra um texto qualquer, destaque (operação de colocar uma tarja colorida no fundo de um trecho de texto) um trecho de algumas palavras e digite a letra "C" mantendo a tecla CONTROL pressionada.
2- Confira a janela do Clipboard, onde o texto deverá aparecer imediatamente. Destaque agora outro trecho, e verifique que o conteúdo da janela mudou.
3- Coloque o ponto de inserção do mouse (não é o cursor do mouse, que voa livre leve e solto pela tela, mas o ponto de inserção, o que se faz levando o cursor do mouse até o ponto desejado no texto, e clicando com o botão ESQUERDO).
4- Uma vez definido o ponto de inserção, digite a tecla "V" mantendo a tecla CONTROL pressionada. Ó surpresa: o texto que tinha sido copiado para o Clipboard apareceu inserido no ponto escolhido. E poderá ser inserido à vontade em qualquer outro ponto que se deseje, inclusive de outro texto, ou de um e-mail em fase de redação, até que o conteúdo do Clipboard seja alterado. Experimente.
5- Agora, para facilitar sua concentração, feche o Visualizador da Área de Tansferência. A qualquer momento, em caso de dúvida ou necessidade, você poderá reabri-lo.
6- Repita os passos 1, 2, 3, e 4 apertando desta vez a tecla "X" e não a tecla "C". O trecho destacado desapareceu, mas tornou a aparecer em todos os lugares selecionados para teclar CONTROL + V . Ou seja, ele foi apagado de onde estava e movido para outro local do texto.
Então nós podemos Copiar e Colar (mantendo o original onde estava), ou Mover (deslocando o original de posição).
7- Resumindo: CONTROL + X / CONTROL + V move; CONTROL +C / CONTROL + V copia.
Vamos ver como utilizar este recurso para movimentar arquivos, dentro do Windows Explorer:
1- Destaque na janela da direita do Windows Explorer, um arquivo, ou um grupo de arquivos (nesse caso a partir do segundo, use a tecla SHIFT para arquivos contigüos ou CONTROL para arquivos separados).
2- Tecle CONTROL + C (CONTROL +X) se desejar mover e não copiar.
3- Vá para a janela da esquerda do Explorer e destaque o diretório onde deseja copiar os arquivos.
4- Tecle CONTROL + V.
5- Os arquivos foram copiados ou movidos para o novo diretório. Confira.
6- Faça algumas experiências de cópia e deslocamento de arquivos, mas não esqueça de levar tudo de volta para o lugar original no final e Pelo Amor de Deus, não desloque nenhum arquivo de extensão EXE nem DLL.
8- Você pode usar esse processo entre diretórios de um mesmo HD, entre HD's diferentes ou até mesmo para e de uma unidade de disco flexível.
Agora que foi aprendido o primeiro método, passemos ao segundo e ao terceiro, que são meio aparentados.
A maioria dos programas possui um Menu Superior e uma Barra de Ferramentas. No Menu Superior, na coluna Editar você vai encontrar as opções Recortar, Copiar e Colar, e que fazem RESPECTIVAMENTE o mesmo serviço que teclar CONTROL + X, CONTROL + C e CONTROL + V. Não esqueça que, antes de clicar em Recortar (para mover) ou Copiar, você precisa destacar o que quer copiar ou mover e, antes de clicar em Colar, precisa escolher o ponto de inserção, tal como fez antes.
Faça algumas experiências no Bloco de Notas, no Word, no Outlook Express (no modo de editar e-mail). Pode também experimentar deslocar e copiar arquivos no Windows Explorer, sempre usando as opções do Menu Editar. Nesses mesmos programas, na Barra de Ferramentas, você encontrará os 3 ícones: Recortar, Copiar e Colar. Use-os em vez do Menu Editar.
Obterá os mesmos efeitos. Experimente. Treine bastante. E agora faça uma horinha do recreio, porque o quarto método é meio complicadinho.
Está de cabeça fria? Então vamos lá aprender o "Drag and Drop", ou traduzindo, o "Arrastar e Soltar". O método deve ser aplicado com muita atenção, pois se você arrastar algo errado, ou soltar fora do lugar, AS CONSEQÜÊNCIAS SERÃO IMPREVISÍVEIS, MAS GERALMENTE FUNESTAS:
1- Este processo funciona adequadamente no Outlook Express 6, Word e Excel a partir do 97, Internet Explorer 6, e a maioria dos programas do Windows 98 para a frente.
2- No Windows Explorer há duas situações: se você arrastar e soltar dentro da MESMA unidade de disco rígido ou flexível o arquivo ou grupo de arquivos será MOVIDO. Mas entre unidades DIFERENTES será COPIADO. Se a operação que você deseja estiver de acordo com o que está dito acima, basta arrastar e soltar com o botão ESQUERDO do MOUSE. Caso contrário, use o botão DIREITO do mouse. Quando você soltar, aparecerá um Menu. onde você pode Criar um atalho, Copiar ou Mover. Faça sua escolha.
Exercite-se bastante, comece arrastando e soltando dentro do mesmo diretório antes de começar a executar operações mais complicadas. Você não pode soltar nada na Barra de Tarefas, leve o arrastado até a etiqueta da janela respectiva, e aguarde que a mesma seja aberta, para completar o arrastamento, e soltar.
3- Quando estiver usando o método do "Arrastar e Soltar" para um texto ou imagem, se você desejar COPIAR, deverá estar com a tecla CONTROL pressionada, durante toda a operação. SE quiser simplemente MOVER, não é necessário.
Isto vale no Outlook Express, no Word, no Excel, e em qualquer programa gráfico.
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