Os ossos do tronco formam a chamada caixa torácica protegendo assim os órgãos internos como os pulmões e o coração. São formados por ossos planos, coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno formando a porção truncal do esqueleto axial. Sendo dividido esses ossos em 33 vértebras, 1 esterno e 24 costelas.
Vértebras ou espinha dorsal é constituída por 33 ossos com a sobreposição dos orifícios presentes nas vértebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral, onde se localiza a medula nervosa também considerada com um suporte de alto grau de flexibilidade protegendo a delicada medula espinhal. As 33 vértebras são classificadas por nomes e números nos quais são:
- 7 cervicais
- 12 torácicas
- 5 lombares
- 5 sacrais
- 4 coccígeas
- 2. Osso esterno ou “osso do peito” nome também é conhecido , possui três partes de cima para baixo:
- manúbrio
- corpo ou gladíolo
- processo xifoide
- incisuras jugular e clavicular
- ângulo esternal
A caixa torácica é formada pelas costelas, os famosos ossos achatados e curvos que se unem dorsalmente à coluna vertebral e ventralmente ao esterno. A costela possui 12 pares um interligado com o outro de acordo com a sua ligação anterior.
Os sete pares superiores articulam-se diretamente com o esterno e são chamados de costelas verdadeiras, enquanto os cinco pares inferiores articulam-se com o esterno apenas indiretamente e são chamadas de falsas costelas. Esses são os ossos do tronco mais conhecidos popularmente a com essa exemplificação da para entender a importância de cada um ainda mais quando a incidentes com fratura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário