Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Foliculite.

A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos que atingida por bactérias do tipo estafilococos, através do contagio espontaneamente e favorecida pelo excesso de umidade ou suor da pele e também da depilação dos pelos. Podem acometer tanto adultos, como crianças, em diferentes partes do corpo. Principalmente onde há quantidade maior de pelos, isto é na virilha e na barba.
 


1. Pêlo
2. Superfície da pele
3. Sebo
4. Folículo piloso
5.
Glândula sebácea
 
As manifestações clínicas podem ser superficiais, caracterizando-se pela formação de pequenas bolhinhas de pus com uma vermelhidão ao redor. Em alguns casos não tem a presença de pus, mas mesmo assim a região está vermelha. Quando as lesões são mais profundas, são mais elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo no centro, causando dor e coceira.
 
A foliculite pode ser dividida de acordco com a região que acomete:
  • Queloideana da nuca - comum em homens jovens com pele mas escura, formam lesões agrupadas que ao cicatrizar tem aparência quelonianas.
  • Periporite supurativa - atinge as crianças pequenas e geralmente segue-se à miliária, com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta
  • Decalvante - o processo infeccioso leva à atrofia do pelo da cabeça, criando calvície em algumas áreas que se expandem com a progressão da doença.
  • Da barba - atinge homens adultos, tem característica crônica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.
O tratamento para foliculite é feito com a utilização de antibióticos para aplicação local ou sistêmico que tem propriedades específicas que combatem a bactéria causadora, além de outros medicamentos para manutenção dos cuidados antissépticos. Também recomendável não realizar qualquer tipo de depilação na área, já que esse é um dos fatores ocasionador.
 
Em casos mais graves talvez seja necessário realizar uma drenagem cirúrgica, ato este feito pelo dermatologista, pois é o médico mais indicado para realizar todo o processo de atendimento, desde o diagnóstico definitivo até o tratamento mais ideal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts