Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como é provocado o desflorestamento.

Desflorestamento/desmatamento é o processo cujo ocorre a destruição das florestas e matas principalmente através da ação do homem. O desmatamento ocorre, geralmente, pela exploração de madeira, para abertura de pastagem para o gado ou de áreas para a agricultura. Através também de queimadas ilegais, ressaltando que as queimadas ilegais são consideradas como o processo mais utilizado para o desflorestamento.

Como é provocado o desflorestamento

Pode-se dizer que o processo de desflorestamento vem ocorrendo a milhares de anos. Principalmente em determinadas regiões do mundo, pois nas mesmas as florestas já foram parcialmente ou totalmente destruídas. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, praticamente não há mais florestas nativas.

O desflorestamento é um processo altamente prejudicial ao funcionamento dos ecossistemas, pois a partir desse processo, é ocasionado a morte de muitas espécies animais, pois dessa forma os mesmos perdem o seu habitat, sendo que é através do mesmo que as espécies de animais obtém o alimento e proteção necessários para manter a sobrevivência.

O desflorestamento, ocasionado principalmente pelo processo de queimada, contribui de maneira notória no desenvolvimento do efeito estufa, consequentemente ocasionando no aquecimento global.
Há relatos de que no Brasil, o desflorestamento tem ocorrido desde o século XVI, período referente ao início da colonização. Pois nesse período os portugueses, objetivando o lucro, cortavam e vendiam na Europa quantidades significativas de pau-brasil, árvore nativa da Mata Atlântica.

Nos dias atuais o desflorestamento ainda ocorre, principalmente, na região da Amazônia, onde está situada a Floresta Amazônica, um dos principais alvos de madeireiros, caçadores, pesquisadores, fazendeiros entre outros. Ambientalistas afirmam que o reflorestamento, é considerado uma das soluções para tentar reverter esse quadro que é tão prejudicial ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts