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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alimentos que Combatem o Colesterol.


Existem indivíduos que acham que o colesterol é algo totalmente prejudiciais em suas vidas. Porém, ele é algo indispensável para o nosso organismo, pois o colesterol é um composto que “calibra” de maneira natural as células favorecendo as trocas entre elas e ainda ajuda na produção da bílis e dos hormônios sexuais. Existem três tipos de colesterol o HDL, o LDL e o VLDL.

Sendo os principais o HDL e o LDL, conhecidos de modo popular como colesterol bom e colesterol ruim. O colesterol bom (HDL) é uma lipoproteína de alta densidade que ajuda a conduzir as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis, ou seja, é um composto que “calibra” naturalmente as células facilitando as trocas entre elas. Ele ainda ajuda na produtividade da bílis e dos hormônios sexuais.

Por sua vez, o colesterol ruim (LDL) é uma lipoproteína de pouca densidade que deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos diminuídas e enrijecidas. Existem alimentos que combatem o colesterol e o conservam em níveis normais, veja alguns :

Oleaginosas – São plantas usadas na alimentação ricas em gorduras monoinsaturadas, que tem a capacidade de promover uma limpeza nas artérias e precatar doenças como o infarto e o derrame. Castanhas, nozes e amêndoas.

Aveia – Rica em fibras que podem ser dissolvidas, mais especificamente em beta glucanas, age na prisão provisória do colesterol pelo intestino, o impossibilitando de ir para a corrente sanguínea. Consuma-a crua sobre saladas, vitaminas e iogurtes.

Linhaça – Por conter uma grande porção de ômega 3, que ajuda no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). Misture-a nos sucos e tome no café da manhã.

Azeite – Este é um dos alimentos que fazem parte daquele grupo conhecido como “funcional”. Assim como as oleaginosas, é abundante em gorduras monoinsaturadas. Além disso, contém fitoesteróis capazes de diminuir o nível de LDL no sangue. Use-o somente para condimentar saladas ou em receitas em que não é necessário ser aquecido.

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