O FIES ou Financiamento ao Estudante do Ensino Superior que é um programa do MEC para que os acadêmicos possam fazer um financiamento de 25%, 50%, 75% ou 100%, sendo que pode ser feito pela CAIXA Econômica Federal, sendo que para isso é preciso saber como funciona, os juros, quem pode fazer o financiamento, etc.

Qualquer pessoa pode se candidatar ao FIES?

As pessoas que estejam matriculas em instituições de nível superior particular e que estejam participando do programa, sendo que os alunos com matricula trancada, que já foi beneficiado, não está de acordo com o programa de Crédito Educativo e outros, não pode participar do FIES, assim sendo os acadêmicos que não tiverem nessas situações citadas, pode sim tentar o FIES.

Quais os cursos financiado pelo FIES?

Os cursos presenciais e que possuem uma avaliação positiva no MEC e com uma nota maior ou igual a três (03) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), sendo que é preciso passar pelo processo de verificação, tendo como critério: O conceito do curso, conceito preliminar do curso e o conceito obtido pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

O FIES pode ser feito em qualquer semestre do curso, sendo que é preciso se informar sobre as documentações, os juros, etc. Pode se fazer a inscrição no Sistema do FIES. Sendo que é preciso dos documentos como: CPF, RG, MATRICULA, Dados de renda e muitos outros, sendo que após a inscrição podemos esperar cerca de 10 á 20 dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e o Agente financeiro, caso não compareça a inscrição será cancelada.
A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos, sendo que no site do MEC podemos encontrar alguns valores sobre o financiamento para compreendermos melhor como isso ocorre.