Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CUIDANDO DA SUA POSTURA.




Cuidados com a postura eliminam grande parte das dores

A maneira de sentar, andar, permanecer em pé ou deitado determina não só a qualidade da postura, mas a qualidade de vida das pessoas. O modo como cada indivíduo carrega seu próprio corpo tem influência direta sobre a dor e pode comprometer a saúde como um todo. A má postura afeta a posição de alguns órgãos internos, diminui o fluxo sangüíneo e pode prejudicar até mesmo a visão, diz Lafayette Lage, especialista em quadril e medicina esportiva, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta.

De acordo com o ortopedista, todas as partes do corpo ficam em equilíbrio quando se tem boa postura. Em pé, é necessário que pescoço, ombros, coluna lombar, pélvis e quadril estejam todos alinhados. Sentado, enquanto o quadril suporta o peso do corpo, os pés devem estar totalmente apoiados no chão e a coluna deve receber todo suporte do encosto da cadeira.

Lage defende que desde a infância é importante aprender a ter bons hábitos posturais. Grande parte das dores na fase adulta poderia ser evitada se as pessoas assumissem uma boa postura desde crianças. É muito importante corrigir casos em que a criança se apóia em uma só perna quando em pé, ou mesmo quando brinca sentada no chão sobre as pernas dobradas, ou ainda quando dorme de bruços. Tem adolescente que debruça metade do corpo sobre a carteira enquanto copia lições da lousa. Eles precisam de ajuda.

Segundo o especialista, depois de anos cultivando hábitos nocivos ao deitar, sentar, parar ou andar, ossos e cartilagens sofrem um desgaste maior e localizado, sendo comum a pessoa começar a sentir dores agudas, como se fossem pontadas ou choques elétricos nas pernas, costas, ombros ou pescoço. A má postura na fase de crescimento, que vai do nascimento aos 20 anos, chega a torcer os ossos levando a um encaixe assimétrico nas pontas dos ossos e sobrecarregando as cartilagens. Algumas vezes, este desencaixe é tão grave que chega a ser de difícil solução, levando a uma artrose (desgaste) precoce da articulação.

Cuide da postura ao dormir

Nós passamos quase um terço da vida dormindo. Daí a importância fundamental de adquirir bons hábitos posturais ao deitar. O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural. Dormir de bruços deve ser combatido, já que a pessoa acaba não só forçando a coluna lombar, como também acaba entortando o pescoço. Essa é a razão por que muita gente acorda mal, mais cansada e dolorida. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço. Colocar um pequeno travesseiro entre as pernas ligeiramente flexionadas também é aconselhável para que o repouso seja restaurador, diz Lafayette Lage.



Cuidado com os sapatos que prejudicam a postura

Os pés devem receber uma atenção especial, já que contribuem para a boa postura. Usar calçados confortáveis é uma das primeiras medidas recomendadas quando o assunto é dor. Saltos altos, formatos apertados, ou modelos que ponham em risco a estabilidade da pessoa podem resultar em dores nas costas, cansaço extremo nas pernas, enfim, uma série de desconfortos que chegam ao consultório dos ortopedistas diariamente.

Dicas para aliviar a dor

Lage chama atenção para a importância dos exercícios regulares para a manutenção da boa postura. Há alguns exercícios simples que ajudam a fortalecer a musculatura, dando suporte à postura ideal. Confira:

Para treinar o corpo a manter o alinhamento adequado, deve-se sentar no chão, com as costas contra uma parede. Certifique-se de que a cabeça, os ombros e o quadril toquem a parede e permaneça na posição por alguns minutos. O ideal é repetir o exercício diariamente até que se aprenda a alinhar a coluna. O paciente pode aproveitar a posição para fazer meditação ou relaxamento, também. Outra dica é adotar a posição anterior, tentando levantar e abaixar sem desencostar da parede.

Para exercitar a espinha, deite-se de costas, eleve os joelhos à altura peito, envolvendo-os com os braços. Role o corpo de um lado para o outro nessa posição, sem soltar, por algumas vezes seguidas.

Deitado de costas, repita os movimentos de bicicleta, com as pernas no ar. Pedale em grandes círculos, sem pressa e sem mover as costas.

Finalmente, acostume-se a caminhar como se fosse um militar em desfile, ou seja, barriga encolhida, ombros e cabeça alinhados com a bacia para quem olha de lado. Essas dicas visam fortalecer toda musculatura que sustenta a coluna, que são os músculos abdominais, glúteos e paravertebrais.

Cuidando da sua postura no computador:

Todos nós sabemos que a postura da coluna é algo fundamental, mas acabamos esquecendo disso e passamos horas e horas na frente do computador, sentado de qualquer maneira, não é mesmo? Siga as dicas abaixo e evite futuros problemas com a saúde.

1) Evite passar horas sentado em frente ao computador, procure descansar a cada 50 minutos. Levante de vez em quando, "estique" o corpo.

2) A cabeça deve estar reta ou inclinada ligeiramente para frente. Evite trabalhar com a cabeça ou tronco torcido.

3) Evite ficar com os ombros caídos.

4) As suas costas devem ficar retas ou levemente inclinadas para trás. Procure usar uma cadeira com regulagem de altura, assim você pode ajustá-la de acordo com seu tamanho, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo computador e, é claro a mesma cadeira.

5) Não deixe seus pés pendurados, mantenha-os inteiramente apoiados sobre o piso. Se preferir tente descansá-los em algum tipo de apoio.

 6) Procure manter os pulsos os mais retos possíveis enquanto estiver utilizando o teclado ou o mouse. Em caso de dor ou incomodo nos pulsos, procure usar um teclado ergonométrico, desenvolvido especialmente para isso.

 7) Mantenha a tela do monitor numa altura mais baixa que a cabeça, pois dessa forma você não precisará forçar os olhos olhando para cima.

8) O local de trabalho deve ser bem iluminado, se for preciso instale uma luminária. A luz deve ser branca e de alta intensidade, e não deve ser dirigida para o seu rosto, nem focalizada diretamente sobre a tela do computador. Os protetores de tela ajudam a diminuir e uniformizar a luminosidade.








Fonte: Tia Mônica e Doutor Lafayette Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts