Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Certificado Digital da Receita Federal.

Um certificado digital é um arquivo eletrônico que reconhece quem seu dono, pessoa física ou jurídica, ou seja, é um Documento Eletrônico de Identidade. Quando são feitas operações comerciais, de forma presencial, muitas vezes é pedido uma identificação, por meio de um registro que atesta a veracidade da identidade. Na internet, como as operações são realizadas de forma eletrônica o Certificado Digital aparece como uma forma de garantir a identidade das partes envolvidas na operação.

Operações eletrônicas e outros serviços via internet, estão se tornando cada vez mais normais. Mas, porém, apreensão com a privacidade e segurança podem impossibilitar o usufruto das facilidades providas pelos serviços na Internet. Ao usar a Certificação Digital, pode ter a convicção de estar fazendo o uso da mais atual tecnologia de segurança para proteger as informações pessoais e de sua empresa. Hoje, a Certificação Digital é considerada um instrumento de segurança extremamente eficiente e assegurando a integridade das informações que transitam na Internet e identificação da origem e do destino.

A MP 2.200-2, de 24/08/2001, garante validade jurídica aos documentos assinados eletronicamente com os Certificados Digitais emitidos dentro da infra-estrutura da ICP-Brasil. A Certificação Digital, utilizada nas operações eletrônicas garante:

Privacidade operações.
Integridade das mensagens.
Autenticidade.
Assinatura Digital.
Não-repúdio.

É a garantia que as informações trocadas nas operações eletrônicas não serão vistas por terceiros. Para acesso aos serviços com Certificação Digital, faz-se necessário que o contribuinte possua Certificado Digital da RFB, e-CPF ou e-CNPJ, ou ainda qualquer certificado de pessoa jurídica ou física emitido no âmbito da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil, que atendam as condições para emissão e manutenção desses certificados, conforme disposto na IN SRF Nº 580/2005.

O acesso aos serviços disponibilizados pelo e-CAC é efetivado mediante a utilização de Certificado Digital válido, que não tenha revogado e que ainda esteja dentro e seu prazo de validade. Para obter a Certificação Digital, acesse o site da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts