Informações.

Dicas Cristian na cozinha, na Informática, no Dia a dia, no Mundo e em todo canto de tudo um Pouco.

domingo, 25 de setembro de 2011

Benefícios da Aveia para a Saúde.


A aveia é com certeza um dos alimentos funcional mais disseminado no Brasil, famoso nas gôndolas de hipermercado e presente com frequência no prato de muitos brasileiros. Suas vantagens são varias. Desde a regulação do trânsito intestinal, até a redução do risco de enfermidades cardiovasculares e câncer de cólon.

De acordo com o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) além de ser uma popular fonte de fibras, a aveia contêm uma quantidade valiosa de proteínas, vitaminas, ácidos graxos insaturados e minerais, e também apresenta capacidade antioxidante, o que previne o aparecimento de enfermidades.

“As principais recomendações na ingestão de aveia estão ligadas à regulação da função intestinal, monitoramento de peso, diabetes e hiperglicemia, síndrome metabólica e controle do colesterol”, explica o médico. Ele cita que, no caso do colesterol, os proveitos são ainda mais claros, pois a ingestão de aveia dentro de uma dieta satisfatória diminui notavelmente os níveis da enfermidade e de absorção de carboidratos de alto nível glicêmico.

Mesmo com todo proveito do consumo do cereal, o Dr. Ribas alerta que é necessário ter ponderação. “Como todo tipo de alimento, não é bom exagerar na alimentação com aveia, pois ela pode predispor ao metabolismo e flatulência”, destaca. O benefício mais claro do consumo de aveia, segundo o médico nutrólogo, é o controle do colesterol e enfermidades cardiovasculares. De acordo com ele, no Brasil, a ANVISA já reconheceu esse proveito e registrou a aveia como um alimento muito útil para o controle dos níveis da enfermidade.

“A relação está entre a absorção de carboidratos de alto nível glicêmico e os lipídeos, vitaminas e proteínas da aveia”. Mas cuidado! A aveia é um alimento útil, mas também contém valores calóricos.

 Ao inserir a aveia na alimentação todos os dias trocam uma parcela de um alimento fonte de carboidrato (um pão francês ou seis biscoitos de água e sal). Pessoas que sofrem de intransigência ao glúten – a doença celíaca – devem evitar o consumo de aveia, que é uma notável fonte de glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir este Blog.

Quem sou eu

Minha foto
Vitória-ES, Grande Vitória-ES, Brazil
Técnico em Informática em Desenvolvimento de Programas, Instalação e Configuração De Periféricos e Softwares e Suporte Técnico ao Usuário e Técnico em Eletrônica em Desenvolvimento e Implementação de Projetos Instalação e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Som e Imagem, Microcomputadores e Terminais de Telecomunicação.

Arquivo do Blog...

Veja qual a Velocidade da sua Internet agora...

Agora no seu PC...

IP

Recados ou sugestões de Posts