Carrapatos são parasitas que transmitem doenças ao sugar seu hospedeiro, sendo que os hospedeiros dos carrapatos são: animais domésticos, animais selvagens e seres humanos, porém sendo mais comum em animais. Antes de sugar o sangue do animal, o carrapato libera uma saliva que contém substâncias toxicas que pode acarretar na paralisia no animal.

Devido ao fato do carrapato ser um transmissor de doenças, muitas pessoas tem tido um preocupação maior, porém alguns não sabe como exterminar o carrapato, porém é preciso saber que não há como exterminar os carrapatos, sendo uma palavra muito complexa que significa acabar literalmente com os carrapatos.

Os carrapatos geralmente aparecem em épocas mais quentes, e ficam em lugares como campos, mata, parques e outros, sendo assim é ideal que mantenha uma limpeza higiênica no animal sempre e que após leva-lo ao parque ou outros lugares, analise seus pelos para saber se tem carrapatos.

Caso apareça o carrapato no animal, pode se usar uma pinça própria para isso, e puxando o carrapato de forma que saía o corpo completo, nos banhos pode se utilizar shampoos anti carrapatos,inseticidas no local onde o animal vive, porém retirando o animal e crianças para não ocorrer algo mais grave.

Os cuidados com o animal é necessário, pois assim estaremos evitando o aparecimento do carrapato novamente e sempre que aparecer leva-lo ao veterinário e fazer o mesmo processo.