Foi lançada no dia 30 de Dezembro de 2010 a nova Identidade digital. Ela funcionará da seguinte forma, nela contêm um chip que terá todas as informações necessárias. Contendo o número do CPF, nome completo, idade, sexo, filiação, naturalidade. Essa identidade foi criada para evitar fraudes como tem acontecido nesses últimos anos. Essa identidade terá 10 anos para que todas as pessoas possam retirar a Identidade digital.

A nova identidade terá os dados completos dos portadores, altura, cor dos olhos, dados de saúde e várias outras coisas. Nela conterá uma foto 3×4 para identificar a pessoa e a impressão digital. Seremos identificado através de um número nível nacional. Será até 10 números, sobre a assinatura ela será digital e estará no RIC, é uma forma de mais segurança. No ano de 2011 será distribuída cerca de 2 milhões de cartões em 7 cidades brasileiras.

A nova identidade não será mais RG e sim RIC que é Registro de Identidade Civil, desa formas as chances de acontecer de uma pessoa passar por outra será menor do que ultimamente tem acontecido. O RG não perderá a sua função ela continuará funcionando, servindo com uma identificação. O RIC parecera um cartão de crédito, dessa forma o RIC terá mais segurança do que o RG pois o RG não tinha os dados gerais dos portadores.

Essa nova identidade não ficará no lugar dos cartões de créditos e de nenhum outro. É importante ressaltar essa parte, pois nos cartões constará todos os dados, seja CPF, CNH ou qualquer outra coisa.Essa nova identidade é bem mais segura nela terá várias formas de segurança laser para caso rasparem o número, marca d’água, efeitos ópticos e várias outras coisas. Com essa tecnologia será bem mais dificil de ser fraudada. A identidade foi criada para ter apenas um único numero pelo fato da mesma conter todos os dados necessários.