O figado é uma glândula de extrema importância para o bom funcionamento do corpo, o figado é um órgão vital que exerce inúmeras funções indispensáveis a todo o tempo. O figado por ser de extrema importância para o bom funcionamento do corpo humano, é indispensável ter alguns cuidados para que esse órgão vital funcione de maneira adequada , como uma alimentação adequada e balanceada, ingerir bastante liquido, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Alguns fatores podem acarretar doenças hepáticas como, falta de cuidados com a alimentação, ingerir comidas com auto teor de gordura, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e também alguns fatores hereditários podem influenciar no comprometimento do figado. Um exemplo das doenças relacionadas ao figado é o câncer, como o carcinoma do figado, o carcinoma se caracteriza através da presença de tumores malignos dentro do tecido hepático ou sobre o tecido hepático.

O carcinoma do figado ou carcinoma hepático como também é conhecido, geralmente o carcinoma do figado é caracterizado basicamente em dois tipos que são, carcinoma de figado primário ou carcinoma de figado metastático. O carcinoma de figado primário é quando o tumor está localizado diretamente sobre o tecido ou dentro do tecido do figado, e o figado metastático que está originado em outros órgãos como intestino, estomago, reto, esófago, pâncreas, pulmão, pele e mama e podem atingir o figado.

O diagnostico do carcinoma do figado pode ser feito a partir de exames laboratoriais, exames de ultra sonografia de toda parte do abdome, ou até mesmo através de uma biopsia, sempre é necessário o acompanhamento de um medico, pois o mesmo poderá indicar o tratamento adequado, que geralmente pode ser quimioterapia, Transplante, Remoção parcial do figado,Tratamentos que envolvam um tipo de congelamento no tecido danificado do figado Radioterapia.