A higienização dos alimentos é muito importante para evitarmos bactérias e fungos que normalmente são encontrados na agricultura ou na pecuário, sendo que alguns microrganismos são nocivos ao ser humano, podendo estar infectado por fezes, urina, venenos e muitos outros, desta forma a higienização evitará diversos problemas de saúde.

Muitas pessoas acreditam que apenas higienizar os alimentos com água é suficiente, porém em alguns casos é preciso utilizar os métodos caseiros como água sanitária, vinagre e alguns outros, sempre lavar bem as mãos e as unhas antes de sanitizar os alimentos, sendo uma forma de evitar que as bactérias que estejam na mão passe para o alimento.


Como higienizar os alimentos?

Para higienizar as folhas verdes é ideal que lave cada uma com água corrente e depois coloque em uma vasilha 1 colher de vinagre para 1 litro de água, sendo assim deixando-as mergulhando por cerca de 5 minutos, após enxague novamente retirando todo o excesso de vinagre e deixe escorrer.


Para higienizar as frutas com cascas grossas como laranja, limão e outros podemos lavar com água corrente, porém as frutas que podem consumir a casca pode ser lavado com sabão, mas lembrando de lavar as mãos antes.

As verduras e os legumes pode ser utilizado apenas um enxague básico, porém a armazenação dos alimentos é importantíssimos, sendo assim devemos sempre guardar os alimentos em embalagens plásticas e deixando um espaço para a entrada de ar, assim os alimentos duram mais tempo.